segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PROJETO: Reciclagem, soluções para o problema do lixo

PROJETO DIDÁTICO

Nome: do autor: Rosemere Gomes da Silva, graduanda do 6º perído de Pedagogia
Período de realização: 4 aulas
Perfil dos participantes: Alunos 5º ano (4ª série)
Número de estudantes envolvidos no projeto: 28 alunos
Ano/Ciclo: 1º ciclo
Área(s) Componente(s) Curricular (es) envolvido(s): Ciência, Geografia e Biologia

Resumo do Projeto: fundamentos, Objetivos, procedimentos, resultados esperados.   O projeto visa maneiras de minimizar os problemas causados pelo lixo. Atualmente, costuma se dizer que os inconvenientes do lixo podem  ser solucionados a partir da regra dos cinco ( Rs): repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, pois, em virtude disso, ocorreria uma mudança comportamental, social, econômica e ambiental, que diminuiria a quantidade de lixo produzida. O trabalho de reciclagem no ambiente escolar tem como objetivo:
1) Despertar o interesse dos alunos para a reciclagem.
2) Relacionar os diferentes tipos de lixo utilizados na reciclagem.
3) Associar a reciclagem à questão ambiental.
4) Analisar criticamente a sociedade de consumo.
O professor deverá usar diferentes procedimentos para se trabalhar o tema com  os participantes do projetos, entre eles:
1) Abordar a questão sobre o lixo e suas implicações, seu destino final, possíveis alternativas para solucionar esta situação, resultando em uma das opções a reciclagem.
2) Iniciar através da leitura e discussão do texto, onde pode ser uma reportagem de jornal, um artigo que fale sobre o assunto etc.
3) O professor deverá ressaltar os bens de consumo que são objetos de desejo dos adolescentes e qual tipo de lixo é gerado por eles. Também deverá abordar a questão ambiental, quanto à quantidade de lixo e sua decomposição.
4) Observar se existe pontos de coleta de lixo seletivo na região.
5) Observar e reconhecer quais são as cores dos coletores correspondentes aos lixos recicláveis.
6) Incentivar a separação dos diferentes tipos de lixo entregando nos possíveis postos de coleta. Vale lembrar que no caso de pilhas e baterias de celulares, por exemplo, há em algumas regiões coletoras específicas introduzidas por iniciativas privadas.
Trabalhar  a questão da reciclagem no âmbito escolar visa a conscientização ambiental do alunos estimulando  o exercício de cidadania.
Resultados: produções, aprendizagem dos estudantes, dificuldades, envolvimento da comunidade escolar. Durante a realização do projeto pode ocorre dificuldade tipo: Se não houver coleta seletiva na cidade, o professor poderá propor aos alunos que tragam diferentes materiais recicláveis para construírem um objeto, como por exemplo, um brinquedo, um chocalho com potes diferentes e grãos, um quadro, etc.  o professor poderá  também incentivar a coleta na escola, vendendo o material arrecadado, envolvendo assim toda comunidade escolar.
Observações:  PROJETO AINDA NÃO EXECUTADO NA SALA DE AULA
Escola:
Data:
Assinatura do professor responsável:




terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Representação do Negro em Obras Infantis de Monteiro Lobato.

A Representação do Negro em Obras Infantis de Monteiro Lobato.
Por Rosemere Gomes da silva.  Graduando do 6º período de pedagogia da FFPNM-UPE
Monteiro Lobato, foi um dos mais influentes escritores brasileiros do sec. XX. Ele é popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido. Metade de suas obras literárias é dedicada ao público infantil, e a outra metade consiste em romances e contos para adultos.
A polêmica sobre o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o livro “Caçadas de Pedrinho” fez emergir a hipocrisia que domina a grande imprensa no Brasil.
Infelizmente, o que ainda falta nos brasileiros é consciência social e política para entender a complexidade de determinados temas. Por isso  a importância de ressaltar que: “A obra CAÇADAS DE PEDRINHO só deve ser utilizada no contexto da educação escolar quando o professor tiver a compreensão dos processos históricos que geram o racismo no Brasil. Isso não quer dizer que o fascínio de ouvir e contar histórias devam ser esquecidos; deve, na verdade, ser estimulado, mas há que se pensar em histórias que valorizem os diversos segmentos populacionais que formam a sociedade brasileira, dentre eles, o negro”.
É preocupante percebermos que mais uma vez o tema central da educação brasileira, que é a formação de qualidade do professor e de seus alunos esteja perdendo espaço e importância para atitudes de cunho regulatório e de censura.