quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Indisciplina e Agressividade na Educação Infantil, um dos principais obstáculos no trabalho pedagógico.


      A relação do professor com a agressividade não tem sido fácil. A preocupação maior do professor é estabelecer um clima agradável e tranqüilo, aonde nada venha lhe atrapalhar na realização de suas aulas e no cumprimente de seu planejamento de ensino. Mas a tentativa que o professor tem realizado para combater a agressividade  não tem resolvido o problema. As crianças continuam “agressivas”, as brigas continuam existindo, e os alunos parecem não compreender como devem comportar-se no ambiente escolar.
            É preciso enfatizar que tanto pais, como educadores são de grande importância para um processo sadio de desenvolvimento da criança. É preciso encarar a agressividade como,
“ Uma questão inteiramente vital. Relacionada com a doença de um mundo em que o ódio floresce do berço ao túmulo. Há, como é natural, muito amor neste mundo. Se não fosse assim, poderíamos desesperar a humanidade. Cada pai e cada educador antes de sê-lo deve tomar conhecimento disso e tentar conscientizar-se da gravidade e complexidade do problema. Cada pai e cada educador deveria tentar descobrir, seriamente o amor em si próprio para poder tentar coibir esta agressividade.” (BOLSANELLO, 1990, pág,163)
            Pode-se perceber que a agressividade é um fator importante no processo de crescimento do indivíduo, onde este se utiliza dele como forma de reagir frente ao mundo. Além da família, as atividades escolares têm grande influencia neste processo, cabe a cada educador conduzir a criança de modo a evitar condutas agressivas, socialmente condenáveis.
Vale ressaltar que muitas vezes as condutas agressivas tornam-se um padrão freqüente no comportamento das crianças e persiste com o tempo, podendo se transformar em um problema mais sério na adolescência e na vida adulta. A criança passa a usar a agressividade como uma forma preferencial para resolver qualquer problema ou dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário