sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A escola face aos meios de comunicação e às suas transformações

           É notório perceber a poderosa influência  que os meios de comunicação exercem na nossa cultura. E conseqüentemente passou a desempenhar também um importante papel  na educação. Porém, é importante que a escola trabalhe os meios de comunicação de forma sistematizada, com planejamento e didática.
Os meios de comunicação como: o jornal, o rádio, a televisão, o cinema, o computador, o vídeo entre outros,  podem ser  utilizados como ponto de partida de um novo assunto, como pesquisa prévia  para debates, como motivação, como estímulo.
          Percebe-se que essas novas formas de pesquisa, de produção e  de expressão faz parte do novo  dinamismo  entre a escola e os  meios de comunicação.
          A escola deve ser sempre o espaço das informações e da construção de conhecimentos,  e os meios de comunicação só veio para somar,  visto que  a finalidade maior da educação  é de formar o cidadão para a vida em sociedade com apropriação crítica e criativa dos recursos técnicos existentes.
Portanto os meios de comunicação  contribuem de forma direta para a formação e educação dos alunos, sendo considerados grandes aliados e ferramentas na educação, comunicação e interação entre s indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário