terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Representação do Negro em Obras Infantis de Monteiro Lobato.

A Representação do Negro em Obras Infantis de Monteiro Lobato.
Por Rosemere Gomes da silva.  Graduando do 6º período de pedagogia da FFPNM-UPE
Monteiro Lobato, foi um dos mais influentes escritores brasileiros do sec. XX. Ele é popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido. Metade de suas obras literárias é dedicada ao público infantil, e a outra metade consiste em romances e contos para adultos.
A polêmica sobre o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o livro “Caçadas de Pedrinho” fez emergir a hipocrisia que domina a grande imprensa no Brasil.
Infelizmente, o que ainda falta nos brasileiros é consciência social e política para entender a complexidade de determinados temas. Por isso  a importância de ressaltar que: “A obra CAÇADAS DE PEDRINHO só deve ser utilizada no contexto da educação escolar quando o professor tiver a compreensão dos processos históricos que geram o racismo no Brasil. Isso não quer dizer que o fascínio de ouvir e contar histórias devam ser esquecidos; deve, na verdade, ser estimulado, mas há que se pensar em histórias que valorizem os diversos segmentos populacionais que formam a sociedade brasileira, dentre eles, o negro”.
É preocupante percebermos que mais uma vez o tema central da educação brasileira, que é a formação de qualidade do professor e de seus alunos esteja perdendo espaço e importância para atitudes de cunho regulatório e de censura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário